Estudante do curso de Engenharia Mecânica da FAHOR
Sou Bruno dos Santos, recém-formado em Engenharia Mecânica pela FAHOR (Horizontina, RS), aos 22 anos. Participar do intercâmbio EYS em 2026 na Alemanha foi uma oportunidade fantástica para desenvolver minhas habilidades interpessoais em um contexto global. Conviver em espaços compartilhados com um grupo diverso me ensinou a nos comunicarmos de forma eficaz e a nos adaptarmos rapidamente, criando o ambiente ideal para compartilhar minhas raízes brasileiras e aprender com os outros.
O foco do nosso trabalho voluntário foi a manutenção estrutural de um cemitério local. Gerenciar o fluxo de trabalho da equipe em tarefas como movimentação de terra, distribuição precisa de cascalho e nivelamento de superfícies foi um excelente exercício prático. Trabalhamos em estreita colaboração com a equipe local, cujos conhecimentos históricos agregaram enorme valor à nossa rotina. Por fim, ver os resultados concretos do nosso esforço coletivo ao término do projeto foi extremamente gratificante.
Nos momentos de folga, explorar os monumentos históricos da cidade e observar sua eficiente infraestrutura urbana foram pontos altos da experiência. Essa minha primeira vivência na Europa certamente despertou meu interesse em participar de futuras iniciativas internacionais.
Quero parabenizar a Ecumenical Youth Services pela excelente organização. Também estendo meus sinceros agradecimentos ao NRI (Núcleo de Relações Internacionais) e à FAHOR pelo apoio institucional fundamental. Essa jornada me moldou pessoal e profissionalmente, e sempre apreciarei as conexões que fiz na Alemanha.
This journey has shaped me both personally and professionally, and I will always value the connections I made in Germany.


