Objetivo
Objetivo geral:
Fornecer aos interessados conceitos, ferramentas e estratégias úteis para facilitar a vida acadêmica
Objetivos Específicos:
- Apresentar o estilo da escrita acadêmica/científica bem como sua estrutura através de dicas práticas;
- Capacitar para o uso correto e prático do editor de texto Microsoft Word para formatação de trabalhos acadêmicos;
- Apresentar diferentes gerenciadores de referências;
- Apresentar diferentes recursos para edição de apresentações de slides de impacto e criativas.
Público-alvo
Estudantes de qualquer área, professores, palestrantes, tutores de cursos de graduação e demais interessados.
O que você aprenderá
- Dicas para elaborar os elementos pré-textuais, textuais e póstextuais de TFCs e artigos;
- Recursos do Word que facilitarão a formatação de seus trabalhos acadêmicos;
- Orientações para inserção das citações e referências;
- Planejar uma boa apresentação;
- Elaborar slides de impacto;
- Preparar apresentações diferenciadas e poderosas, com design profissional.
Conteúdos
TRILHA 1: ESCRITA CIENTÍFICA
- Escrevendo um texto que dá vontade de ler
- Por onde começar?
- O que escrever em cada item?
- Adjetivos? Chavões? Usar ou não?
- Que linguagem usar?
TRILHA 2: APRESENTAÇÕES CRIATIVAS
- Apresentações de slides criativas e impactantes
- Canva
- Prezi
- Outros
TRILHA 3: FORMATAÇÃO
- O que é normalização. A importância da normalização acadêmica;
- Normas utilizadas para formatação de trabalhos acadêmicos;
- Iniciando a formatação: definir formatação geral do trabalho;
- Margens, fonte e espacejamento, inserção e formatação de sumário, entre outros);
- Gerenciadores de referências
- Word
- Mendeley
- Sites
Professor(a)
Ana Paula Cecatto – ampla experiência na redação de relatórios e textos técnicos para revistas, blogs, informativos, entre outros. Possui doutorado, atuando no ensino superior como docente e orientadora acadêmica. Realiza consultoria para elaboração de currículos, relatórios técnicos, elaboração de pareceres e outros documentos do dia a dia profissional.
Lilian Deuner Schulz – atua há mais de quinze anos como bibliotecária, orientando e auxiliando estudantes, egressos de cursos técnicos e superiores e profissionais na elaboração de currículos, ofícios, relatórios, entre outros.