Os estudantes e membros da equipe FAHOR E-Racing estão se preparando para a 18ª Fórmula Racing da SAE Brasil, que acontece de 8 a 14 de agosto, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba- SP. Será a primeira participação da equipe numa competição, em fase nacional e que reúne equipes de todo o Brasil.

A equipe E-Racing iniciou seus trabalhos em 2019 e mesmo na pandemia, não deixaram de pesquisar e se dedicar muito na busca de parceiros e patrocinadores para desenvolver um protótipo de carro elétrico.  A energia da equipe seu esforços, garantiram os primeiros apoios para o projeto e em 2021, o grupo já havia construído o carro e adquirido boa parte das peças necessárias.

Em 2021 também iniciou a preparação para esta Competição, com a elaboração de relatórios de pesquisa que foram enviados para as Comissões Técnicas da SAE Brasil.

n 0051

O trabalho iniciou em 2021 com diversos relatórios já enviados para a Competição, recebendo feedback de avaliadores, podendo já realizar algumas melhorias. “Alguns itens instalados no inicio do projeto já conseguimos avaliar e fazer testes, e com a evolução da pesquisa, percebemos diferenças e então, com esse tempo conseguimos adaptar e buscar melhores soluções”, declarou o capitão da equipe, Ediney Vargas. Os estudantes se dividem em tarefas como usinagem de peças nos Laboratórios da FAHOR, tarefas de programação e automação, produção e organização do trabalho na equipe e muita gestão financeira para dar conta dos desafios.

Representando o Rio Grande do Sul, são 2 equipes com veículos elétricos: Fahor E-Racing e uma da UFRGS. E a terceira equipe gaúcha participa com carro a combustão, da UFSM de Santa Maria. Até agora são 14 equipes participando da fase nacional.

Uma das ações importantes alcançadas pela equipe foi receber um dos conselheiros da Aneel, Carlos Minuzzi, que visitou a equipe, conheceu o projeto e desafiou os estudantes com novas tarefas e novas ideias de desenvolvimento.

O capitão relata que a parte inicial do protótipo, como pneus, rodas, cabeamento e baterias exigiu um importante orçamento inicial.  Recentemente, as baterias foram substituídas pelas de Lítio, com incentivo dos patrocinadores Imobiliária Secchi, GloboInfo e a SR Máquinas. Na sequência, outras empresas auxiliaram e agora o grupo busca auxílio para as despesas com a viagem e estadia em SP, onde ficarão por 7 dias.

n 0051