n 0081 1

O projeto de extensão FAHOR E-Racing é o primeiro da categoria Fórmula SAE Brasil, na categoria de carros elétricos, realizado por estudantes da Faculdade Horizontina.

Em sua 18ª edição, a Fórmula SAE BRASIL-TotalEnergies foi a primeira competição presencial depois de dois anos no formato virtual em razão da pandemia da covid-19, que dificultou a atividade das equipes no desenvolvimento dos projetos.

A competição teve 63 equipes inscritas com carros do tipo Fórmula projetados e construídos pelos estudantes para provas estáticas e dinâmicas, que representaram 50 instituições de ensino superior de 11 Estados mais Distrito Federal. O Sudeste liderou em número de inscrições com 36 equipes, seguido pela região Sul com 17 equipes, Nordeste com oito equipes, e Centro Oeste com duas e equipes, do Distrito Federal.

O desenvolvimento deste projeto na Faculdade Horizontina é fundamentado na aplicação conjunta das teorias estudadas em diversas disciplinas da engenharia, como na aplicação dos conceitos da engenharia elétrica e engenharia automobilística. O curso de Engenharia de Controle e Automação é extremamente robusto, por isso abrange conhecimentos em mecânica, elétrica e programação, possibilitando criação de projetos mais complexos. A criação de um protótipo de corrida irá explorar todas as áreas de engenharia contemplando outros cursos como Engenharia de Produção, Mecânica e Química, de acordo com o que está citado no regulamento da SAE Brasil, que organiza a Competição.

“Trabalhamos desde o ano de 2020 neste projeto, com orientações que foram realizadas de forma on-line no início, devido a pandemia. E nos orgulha muito poder rodar com esse carro, poder vê-lo na pista. O que mais surpreendeu é que nenhuma equipe é totalmente concorrente, a gente pode trocar ideias e cada um compartilhou um pouco sobre suas experiências”, comentou o capitão, Ediney Felipe Vargas.

O projeto estimula, também, o trabalho em equipe e o desenvolvimento pessoal de cada participante.  E, nesta edição, os estudantes da FAHOR contaram com o apoio especial do empresário Marlos Stein, um dos patrocinadores da equipe neste projeto.

Além da Globoinfo, auxiliam no projeto, as empresas: Imobiliária e Incorporadora Secchi, Sete Engenharia, Souza Car, Wehr Chapeamento, Zuk Mangueiras, Sicredi, SENAI, SR Máquinas, DAFH, Casa da Pintura, Eletro Vortmann, Grupo DAC, Prefeitura Municipal de Horizontina.

n 0081 3

 O empresário Marlos Stein acompanhou e motivou a equipe durante as provas da competição em Piracicaba

 

n 0081 2