Projeto Mas Báh Aerodesign - Aeronave não tripulada

Equipe:

Professor Orientador: Rafael Luciano Dalcin (dalcinrafaell@fahor.com.br)

Professora Co-orientadoraEliane Garlet (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
 
Acadêmicos

 

  • Amanda Foletto Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Andrielli Eduarda Rambo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Dieferson Maciel Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Ezmael Barato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Gabriel Henrique Weiss Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Gabriela Liandra Fitz Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Gabriele Schuster Gollmann Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br

  • Gabrieli Camerini Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Guilherme Augusto Gubert Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Guilherme Marschner Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  •  Henrique Gustavo Cavalli Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Juliano Leonardo Zaleski Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Luana Dalla Chiesa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Michael Alexandre Gomes Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Miguel Luiz Klug Soares Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Milena Dos Santos Umbiski Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Paulo Henrique Kaim Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Roberta Henn Eckert Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br

  • Thiago Gabriel Milbradt Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Victor Mateus Perinazzo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  •  

Resumo do Projeto

O projeto tem como principal objetivo aplicar os conhecimentos e a experiência dos integrantes, no desenvolvimento e construção de uma aeronave para participar da competição SAE Brasil AeroDesign, utilizando materiais e processos modernos, desde o projeto até sua concepção, visando também desenvolver relacionamentos e parcerias entre a instituição de ensino, empresas e equipes de AeroDesign de outras instituições para promoção de conhecimentos, ajuda mútua e desenvolvimento de pesquisas e projetos extracurriculares.

A equipe também tem como objetivo divulgar a qualidade de ensino e dos acadêmicos, além do nome da FAHOR no ambiente acadêmico nacional, o município de Horizontina e sua comunidade.

Equipe

A equipe MasBáh AeroDesign foi fundada em Abril de 2008, e atualmente é formada por acadêmicos(as) voluntários(as) dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação da FAHOR – Faculdade Horizontina, os quais são orientados pela coordenadora do projeto, professora Eliane e  pelo orientador Rafael Dalcin. 

Competição

O Congresso Internacional SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers), tem como missão disseminar a tecnologia e o progresso da mobilidade brasileira e internacional. O principal objetivo da competição é oportunizar a troca de conhecimentos técnicos sobre a Engenharia Aeronáutica e favorecer a disseminação de ideias, por meio de atividades e aplicações práticas e disputas entre equipes.  O estudante se empenha em um caso real de desenvolvimento de um projeto aeronáutico, envolvendo desde os principais detalhes do projeto, até sua concepção, construção e testes.

Área de Concentração Institucional / Linha de Pesquisa 

Tecnologias para o agronegócio e meio ambiente/ Máquinas e Equipamentos

Início do projeto

O projeto iniciou em 2008 na FAHOR participando da X Competição SAE Brasil Aerodesign com o nome Águia FAHOR, sendo este alterado em 2014, para MasBáh Aerodesign.

Histórico do projeto

A primeira participação da Equipe Águia FAHOR na Competição SAE BRASIL AeroDesign foi na X Edição, em 2008, quando apresentou apenas o projeto teórico, com intuito de adquirir mais conhecimento e recursos, abaixo os representantes conforme a figura 1.

1Figura 1: Competição SAE AeroDesign 2008

Entre os dias 22 e 25 de outubro de 2009 a Equipe Águia FAHOR participou da XI Competição SAE Brasil AeroDesign com sua primeira aeronave, obtendo a 41º colocação entre as 78 equipes participantes na classe regular, abaixo os representantes conforme a figura 2.

2Figura 2: Competição SAE AeroDesign 2009

Em 2010 a equipe Águia FAHOR participou da XII Competição SAE Brasil AeroDesign e a aeronave, devido uma queda com perda total, obteve a 50º colocação entre as 74 equipes da classe regular, abaixo os representantes conforme a figura 3.

3Figura 3: Competição SAE AeroDesign 2010

Entre os dias 20 e 23 de outubro de 2011 a Equipe Águia FAHOR participou da XIII Competição SAE Brasil AeroDesign, obtendo a 29º colocação entre as 70 equipes da classe regular, abaixo os representantes conforme a figura 4.

4Figura 4: Competição SAE AeroDesign 2011

Entre os dias 1 e 4 de novembro de 2012 a Equipe Águia FAHOR obteve seu melhor resultado na XIV Competição SAE BRASIL AeroDesign até então, conquistando a 26º colocação entre as 73 equipes da classe regular, abaixo os representantes conforme a figura 5.

5Figura 5: Competição SAE AeroDesign 2012

Entre os dias 24 e 27 de outubro de 2013, a Equipe MasBáh AeroDesign participou da XV Competição SAE BRASIL AeroDesign e obteve a 29° colocação entre 75 equipes, abaixo os representantes conforme a figura 6.

6Figura 6: Competição SAE AeroDesign 2013

Entre os dias 28 e 30 de outubro de 2014, a Equipe MasBáh AeroDesign participou da XVI Competição SAE BRASIL AeroDesign, obtendo a 48ª colocação, abaixo os representantes conforme a figura 7.

7Figura 7: Competição SAE AeroDesign 2014

No ano de 2014 a equipe obteve a 54ª colocação, sendo neste ano alterado o sistema de ingresso e a Equipe MasBáh AeroDesign não participou da competição no ano de 2015, porém no ano de 2016 a equipe foi uma das 30 sorteadas para participar da XVIII Competição SAE BRASIL AeroDesign.

8Figura 8: Competição SAE AeroDesign 2016

 

Contemplada com a vaga, em 2016 a equipe mais uma vez participou da competição, e obteve o 49° lugar, neste ano novamente mudou o sistema de ingresso para competição, e com a posição adquirida, garantiu-se a participação da equipe para o ano de 2017.

Na metade do ano de 2017 a Equipe MasBáh AeroDesign encerou as atividades, sendo rebaixada para o Torneio de acesso por não participar da competição principal.

No ano de 2018 a Equipe MasBáh retomou as atividades e participou do Torneio de Acesso SAE BRASIL AeroDesign, obtendo a 46ª colocação, assim se classificando para XXI Competição SAE BRASIL AeroDesign (competição principal).

9Figura 9 – Competição de acesso SAE Aerodesign 2018

 

No ano de 2019 a Equipe MasBáh participou da XXI Competição de Acesso SAE BRASIL AeroDesign, obtendo a 39ª colocação em critérios de pontuação e 29ª em critérios para classificação, assim se classificando para XXII a Competição SAE BRASIL AeroDesign.

10Figura 10 – Competição de acesso SAE Aerodesign 2019

 

* Nos anos de 2020 e 2021,  não houve participação devido à pandemia de COVID-19.

Publicações 

Utilização de simulação computacional como ferramenta na definição do perfil para trem de pouso polimérico

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZmFob3IuY29tLmJyfGFuYWlzc2llZnxneDo3N2Q4OWNkYmUyYzEzNDBl

Análise de estabilidade e controle de uma aeronave rádio-controlada destinada ao transporte de carga

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZmFob3IuY29tLmJyfGFuYWlzc2llZnxneDo3NGExYzQyY2MyMzBmMmI5

Dimensionamento de uma estufa para secagem de compósitos de fibra de carbono

https://www.fahor.com.br/images/Documentos/Biblioteca/TFCs/Eng_Mecanica/2013/Mec_Guilherme_Leandro.pdf

Simulação numérica de perfis aerodinâmicos de alta sustentação para aplicação em um aerodesign

https://www.fahor.com.br/images/Documentos/Biblioteca/TFCs/Eng_Mecanica/2014/Djone_Rafael_Viana.pdf

Dimensionamento de um conjunto trem de pouso para aerodesign

https://www.fahor.com.br/images/Documentos/Biblioteca/TFCs/Eng_Mecanica/2016/Ariel_Abeling.pdf

Desenvolvimento de uma bancada para testes de um motor de pistão tipo glow

https://www.fahor.com.br/images/Documentos/Biblioteca/TFCs/Eng_Mecanica/2016/Augusto_Cesar_Dahmer_Leichtweis.pdf

Simulação computacional do perfil aerodinâmico eppler 423 variando o ângulo de ataque

https://www.fahor.com.br/images/Documentos/Biblioteca/TFCs/Eng_Mecanica/2017/EduardoBreitenbachCamargo.pdf

Estudo dimensional da estrutura de uma fuselagem utilizada em um aeromodelo da equipe masbáh aerodesign

https://www.fahor.com.br/images/Documentos/Biblioteca/TFCs/Eng_Mecanica/2017/LeonardoArndtdaSilva.pdf

Simulação numérica de escoamento sobre perfil aerodinâmico eppler 423

https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/8845/5869

Notícias/Mídias 

Egresso da FAHOR atua como docente em Universidade pública

https://fahor.com.br/noticias/2101-egresso-da-fahor-atua-como-docente-em-universidade-publica

Equipe MasBáh da FAHOR traz grande resultado de competição nacional

https://fahor.com.br/noticias/1440-equipe-masbah-da-fahor-traz-grande-resultado-de-competicao-nacional

Projeto “MasBáh Aerodesign” da FAHOR completa 10 anos

https://fahor.com.br/noticias/1990-projeto-masbah-aerodesign-da-fahor-completa-10-anos

Acadêmicos da FAHOR participam de Projeto de AeroDesign

https://fahor.com.br/noticias/141-academicos-da-fahor-participam-de-projeto-de-aerodesign

Equipe Masbah lança modelo de aerodesign “Chimango”

https://fahor.com.br/noticias/2605-equipe-masbah-lanca-modelo-de-aerodesign-chimango

Equipe de Aerodesign Masbáh apresenta projeto para competição SAE Brasil 2019

https://fahor.com.br/noticias/2601-equipe-de-aerodesign-masbah-apresenta-projeto-para-competicao-sae-brasil-2019

Equipe de Aerodesign da FAHOR participa de evento em São Paulo

https://fahor.com.br/noticias/752-equipe-de-aerodesign-da-fahor-participa-de-evento-em-sao-paulo

Aerodesign inicia participação na 21ª Competição da SAE Brasil

https://fahor.com.br/noticias/2611-aerodesign-inicia-participacao-na-21-competicao-da-sae-brasil

Equipe de Aerodesign da FAHOR dá continuidade ao projeto de forma online

https://fahor.com.br/noticias/2766-equipe-de-aerodesign-da-fahor-da-continuidade-ao-projeto-de-forma-online

Além dessas, mais antigas no site da FAHOR

https://fahor.com.br/component/search/?searchword=masbah&ordering=newest&searchphrase=all

Webpage/Mídias Sociais 

Instagram Masbáh - @masbahaero

Facebook Mas Báh (Aerodesign) - https://www.facebook.com/MasBahAerodesign/